Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008

...

possibilidade de aceitarem desde que haja todas as condições de segurança mínimas.

 

·         Como é a relação dos Panteras Negras com a polícia?

Temos uma boa relação com os chamados spotters que é aquela polícia que faz a ligação entre o comando e as claques, na semana anterior a deslocações ligam para saber como vamos, a que horas, se temos bilhetes, etc e nós damos essa informação porque facilita o trabalho para eles e para nós.

É verdade que muitas vezes é a polícia que começam as confusões, a maioria das vezes é mesmo excesso de violência por parte deles que obriga as pessoas a ter uma reacção idêntica à que eles têm connosco.

 

·         Há racismo dentro das claques?

Há. É evidente que existe sempre, mas muitas vezes quando nos acusam de racismo com algum jogador, no fundo é só para tentar desestabilizar o adversário e não por sermos mesmo racistas. Nós somos maioritariamente, 100% mesmo brancos, mas se vier alguém de cor para cá, tem que ter um poder de encaixe grande porque vai sempre ouvir algumas bocas mesmo na brincadeira. Mas a claque, de uma forma geral, não faz discriminação nem põe qualquer tipo de entraves!

 

·         Como está actualmente a situação da claque Panteras Negras?

Penso que estamos bem. A nível de apoio, de presenças no topo e de mentalidade.

 

·         Sabe-se que foram os adeptos que acabaram por levar o símbolo da pantera para o clube. O que esteve na origem do nome Panteras Negras?

Foi uma brincadeira que os mais antigos faziam com o Alfredo. Vinham com uma pantera cor-de-rosa, atiravam para o Alfredo no relvado e ele retribuía o gesto. Aquela situação começou a dar azo a nos chamarem panteras, depois pantera cor-de-rosa não fazia muito sentido, como éramos pretos e brancos ficou Panteras Negras e foi assim que surgiu o nome.

 

·         Quantos elementos tinha a claque quando foi fundada?

Inicialmente foram cinco amigos.

 

·         Quantos elementos têm os Panteras agora?

Inscritos são mais de 500 elementos.

 

·         Qual a média de idades dos elementos?

Faixa etária dos 20 anos.

 

·         Os Panteras Negras são uma claque legalizada?

Sim.

 

·         Em que consiste a legalização das claques e o que pensa sobre isso?

Essa pergunta devia ser feita as pessoas que fizeram a lei. Eu não concordo com isso, porém, apesar de não concordar, sei que para continuarmos da maneira mais pacífica possível a apoiar o Boavista F.C. resolvemos criar a associação porque se não fosse dessa forma não poderíamos exibir faixas, ter apoios do clube, etc. Se não fosse assim éramos uma espécie de grupo com meia dúzia de pessoas completamente isolados. E também não temos qualquer problema em dar nomes e moradas, não nos andamos aqui a esconder de nada. Acredito até que quem não se legalizou sofre muito mais a repressão. Há cerca de um ano que nos legalizamos e sinceramente não vejo diferença nenhuma, não perdemos nada, não deixamos de fazer nada que fizéssemos antes, não nos obrigou a mudar nada no nosso grupo e não há qualquer forma de repressão até hoje sobre nós.

 

·         Como é que a claque é vista pelos restantes sócios do Boavista?

Neste momento estamos muito bem vistos. Nós somos a salvação do Boavista, sem o nosso apoio não teria conseguido ter os pontos que tem, o que é bem verdade. E é mau, porque somos o quarto Maios clube de Portugal e quando um clube assim apenas depende de uma claque para apoio é muito mau. Os restantes sócios, para além da claque, deviam ser muitos mais do que nós.

Mas em termos de apoio penso que temos estado melhor agora do que na primeira divisão. As dificuldades acabam por unir as pessoas.

 

·         Existe alguma estrutura organizacional dentro dos PN ou esta funciona como uma anarquia com os líderes a intervirem apenas em situações de conflito e para desbloqueio de impasses?

Existe. Temos um conselho fiscal (3 elementos), uma assembleia-geral (3 elementos) e uma direcção (5 elementos). Eu obrigatoriamente tenho que intervir e não me posso meter à parte em determinadas situações. Por exemplo, quando fazem algo mal, seja violência ou qualquer outra coisa eu chego à beira das pessoas e tenho que dizer o que está mal, o que devem melhorar, etc.

 

·         Há amizades com outros grupos? Quais?

Amizades oficiais só com o Aberdeen. Depois damo-nos bem com aquele grupos que toda a gente se dá bem: Mancha Negra, VIII Exército, etc.. eu costumo chamar-lhes os “tuti-fruti” porque se dão bem com toda a gente, nunca criam problemas com ninguém.

 

·         Há “inimigos de estimação”?

O nosso inimigo número um é o Guimarães e temos que voltar um pouco atrás na história: nos anos 90 nós disputávamos os lugares de acesso às provas europeias com o Guimarães, eles querem ter mais conquistas que nós e não conseguem chegar perto do que nós já atingimos. Depois, um bom Boavisteiro também não gosta do Porto, que é o rival da cidade.

 

·         Qual o vosso lema e qual o ideal?

Só os fortes resistem, só os fracos desistem! O nosso lema é apoiar o Boavista em qualquer divisão, em qualquer situação, em qualquer estádio, até morrer!

 

·         O que são os núcleos que se formam dentro das claques e qual o seu objectivo?

O objectivo é organizar melhor. Por exemplo, somos todos da mesma zona e em vez de fazer muitos telefonemas, faz-se só para o chefe do núcleo e cabe a ele transmitir aos outros e cativar o pessoal a ir. Também acaba por ser uma identidade territorial. Pode haver rivalidade por um núcleo ter uma bandeira mais bonita do que outra ou mais protagonismo, mas eu acho que isso é saudável, porque se acabam por se “picar” entre eles o resultado só pode ser o Boavista sair beneficiado. Vê-se um núcleo a fazer uma coisa bonita e o outro vem e diz “vamos fazer ainda melhor!”, o que acaba por ser uma rivalidade saudável desde que não se peguem à “porrada” uns com os outros. Querem ver quem faz mais e melhor pelo Boavista.

 

·         Porque é que as claques se posicionam geralmente num topo? Qual o significado do Topo Sul?

Curva, topo, são sempre palavras que se associam a uma claque e se virmos a história das claques está intrinsecamente ligada a Itália e eles lá usam muito essas expressões. Depois se repararmos é uma forma de poder, é uma palavra que marca posição, é como se tiveres sentado à cabeceira da mesa.

 

·         O que se tem que fazer para pertencer à claque?

Basta ser boavisteiro, ter disponibilidade para acompanhar, mentalizar-se que a vida vai ser um bocado adaptada em função do futebol e muita gente não consegue conciliar.

 

·         Há apoios por parte da direcção do Boavista à claque?

Há. Apoia-nos desde já neste espaço que temos (sede), apoia-nos com bilhetes, permite-nos estabelecermos contactos com outros clubes para fazermos permutas que depois temos que respeitar cá também. Embora não haja nada assinado, é tudo pela palavra, se eu pedir 100 bilhetes ao outro clube, depois tenho que lhes arranjar 100 bilhetes cá no Bessa, é um código de conduta entre claques: por muito que me dê mal com alguém de algum clube, nessa altura temos que cumprir a palavra, porque é bom para os Ultras deles e para os meus Ultras.

Dinheiro propriamente dito, nada. Nunca houve, o Boavista nunca deu dinheiro, mas em determinadas alturas ofereceu faixas, pagou camionetas para deslocações, etc… mas quem ajuda nesse sentido normalmente é o presidente que estiver no clube.

 

·         Como vê a situação em que se encontra o Boavista?

Muito má! Muito perigosa e dolorosa demais para falar.

 

 

Curiosidades:

 

v  Nome – José Luís Ribeiro

v  Idade – 30 anos

v  Local de Nascimento – Paranhos - Porto

v  Profissão - Segurança

v  Hobbies – Cinema, desporto, leitura e dormir

v  Filme – “Ultra - assalto ao estádio”

v  Livro – “Entre os vândalos - o futebol e a violência”

v  Música - Business

 

P.N. GAIA – SEMPRE PRESENTES!!!

 


publicado por Ultras P.N. Gaia às 23:44
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.pesquisar

 

.Março 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Voleibol:Boavista FC vs S...

. Futebol Feminino:Boavista...

. Futsal:Boavista vs ADR Ma...

. DR. LUÍS FILIPE MENESES V...

. PANTERAS NEGRAS (RIBEIRÃO...

. Esta Quarta Feira Vamos T...

. Voleibol:Sempre Presentes...

. Ribeirão 2 vs 0 Boavista ...

. BOAVISTA FC NA PRIMEIRA L...

. Invasão a Ribeirão

.arquivos

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

.links